Casa > Notícias > Conteúdo

Garrafas de bebidas de plástico são divididas em três categorias? Falando sobre o mal-entendido da classificação de lixo

Jul 16, 2019

Atualmente, existem muitos tipos de propaganda de classificação de lixo amplamente distribuída na sociedade. Uma delas é: as garrafas de bebidas plásticas devem ser classificadas em três categorias: corpo da garrafa, tampa da garrafa e marca registrada. Você concorda com este "método de tríade de garrafa de plástico". Caminho? Você conhece o verdadeiro método de reciclagem de garrafas plásticas?

 

Vamos primeiro entender o material da garrafa de plástico: a garrafa é geralmente polietileno (PE), polietileno tereftalato (PET), cloreto de polivinila (PVC), polipropileno (PP), policarbonato (PC)); as tampas são principalmente polietileno de alta densidade (HDPE) ou PP; a marca comercial é PVC ou PE; o adesivo de marca registrada é geralmente EVA. Na verdade, existem muitos tipos de garrafas plásticas, e estima-se que seja apenas por especialistas!

 

Uma variedade de garrafas de bebidas

 

A julgar pela situação atual na China, as garrafas plásticas são um dos poucos recursos renováveis que as empresas remanescentes de reciclagem de resíduos estão dispostas a comercializar. Após a reciclagem, as garrafas plásticas são comprimidas e embaladas e transportadas para a usina de reciclagem. As garrafas plásticas, tampas e marcas registradas de diferentes materiais são separadas por triagem manual, trituradas, limpas e granuladas e, finalmente, os grânulos de plástico reciclado são vendidos. Conclua o processo de desbaste de reciclagem de plástico. A peça de marca registrada só pode ser reutilizada como um plástico de baixo valor ou porque é descartada em uma usina de incineração de resíduos porque contém materiais impressos.

 

Voltemos à pergunta anterior: as garrafas plásticas de bebida devem ser divididas em três categorias? Em teoria, a classificação de garrafas de plástico de acordo com a composição é propício para a reciclagem do back-end, mas os pontos de front-end ou os pontos de back-end são muito diferentes, pelo menos o custo social total irá variar muito.

 

Primeiro analise a classificação do front-end. De acordo com o tipo de plástico, ele pode ser separado em corpo de garrafa, tampa de garrafa e marca registrada. Como ele precisa ser separado separadamente, pelo menos três caixas de reciclagem são necessárias e precisam ser embaladas e carregadas separadamente. De facto, mesmo se as tampas de muitas garrafas de plástico forem desaparafusadas, o anel anti-roubo separado da tampa permanecerá na boca da garrafa e é difícil separar-se do corpo da garrafa; Muitas bocas de garrafa de plástico também usam o mesmo material plástico que a tampa, também também é difícil separar do corpo da garrafa.

 

O anel anti-roubo da bebida é difícil de separar

 

Se garrafas plásticas de diferentes materiais, como bebidas, produtos de higiene pessoal, tambores de óleo, etc., forem colocadas separadamente de acordo com os materiais plásticos, mais caixas de reciclagem poderão ser colocadas, e o custo de investimento e manutenção manual será bastante aumentado. o lixo é necessário. A área do barril. Por outro lado, também é uma tarefa impossível ensinar os residentes a distinguir tantos tipos de plásticos. Se considerarmos outros resíduos recicláveis, como resíduos de papel, embalagens, metal, vidro, etc., é difícil implementar o método de distribuição classificada para colocar mais de dez lixeiras classificadas no espaço limitado da comunidade residencial!

 

Ao contrário da classificação de front-end acima mencionada, o lixo reciclável, como garrafas de plástico, é colocado em uma lata de lixo na extremidade dianteira. É uma maneira mais simples e eficaz de coletar e coletar o lixo na fábrica do terminal, porque o lixo reciclável é relativamente limpo. A classificação centralizada manual é viável e o custo é o menor. O pessoal em tempo integral da fábrica classificará mais efetivamente vários componentes de plástico e realizará reciclagem de alto valor. Desta forma, simplifica a configuração da lixeira de front-end. Reduz a dificuldade de divulgar e educar os resíduos dos moradores, e é mais simples e confiável de implementar! Essa classificação é combinar todos os resíduos recicláveis em uma lata de lixo reciclável, que é uma das medidas importantes para a classificação obrigatória de resíduos defendida pelo governo.

 

Iremos para a estação de reciclagem de resíduos na área residencial para ver a garrafa de plástico empilhada em um grande volume. O carregamento direto e o transporte levarão a altos custos de transporte, mas é impossível para a estação de reciclagem de resíduos configurar equipamentos de compressão e embalagem. São adotadas medidas de compressão manual, isto é, abertura da tampa, extrusão manual do ar dentro da garrafa e rosqueamento da tampa para evitar que a garrafa seja inflada e expandida novamente, de modo que o volume de empilhamento da garrafa de plástico seja bastante reduzido e o custo de transporte é reduzido. Os tambores de óleo comestível relativamente grandes e semelhantes são difíceis de serem manualmente comprimidos e são geralmente diretamente empacotados e transportados. Da perspectiva acima, não é razoável classificar a tampa da garrafa e o corpo da garrafa! É também obviamente inadequado pedir aos residentes que implementem o "método de três pontos das garrafas de plástico", o que levará a um aumento substancial nos custos de transporte! Do ponto de vista dos moradores que participam da triagem de lixo, em vez de mobilizar todos para implementar o "método da tríade de garrafa de plástico", é melhor mobilizar todos para achatar a garrafa de plástico e depois apertar mais a tampa!

 

 

 

Garrafa esmagada

 

A partir dessa análise, é apenas um ideal, ou um sentimento, que o front-end possa distribuir o lixo reciclável, como garrafas de bebidas de acordo com diferentes componentes, mas obviamente não está operacional como uma indústria. De fato, a política de classificação compulsória atualmente defendida pelo governo chinês também classifica e recicla o lixo reciclável como categoria. O chamado "método de três pontos de garrafas de plástico" não está de acordo com as condições nacionais da China, e é, sem dúvida, um trabalho enganoso sobre a classificação do lixo!

 

Lamentavelmente, a triagem de resíduos na China é praticada há muitos anos. Os sons enganosos como este "tríade de garrafa de plástico" estão sempre tocando. A causa raiz pode estar relacionada a seguir cegamente a maneira de promover a classificação do lixo nos países desenvolvidos, especialmente no Japão. Quando se trata de separação de lixo, eu acho que tenho que aprender com o Japão e até mesmo me tornar uma declaração de moda. No entanto, essa visão é muito unilateral. É baseado na falta de conhecimento de todo o processo de coleta, coleta, reciclagem e descarte de lixo. E imagine determinar o método de subdivisão da classificação de lixo.

 

A separação de resíduos da China tem um longo caminho a percorrer, e espera-se que o processo de promoção se concentre mais na coleta e no descarte do transporte, e cada tipo de lixo deve ser equipado com métodos apropriados de coleta e descarte. A atmosfera social de “apenas prestar atenção à classificação e não se importar com o descarte” levará apenas ao trabalho de separação de resíduos!